quarta-feira, 20 de maio de 2009

Flamengo conquista 20ª vitória seguida e a vaga na semifinal do NBB

Rubro-Negro fecha série contra o Pinheiros em jogo tenso, que teve a expulsão do técnico do time paulista, Claudio Mortari, no primeiro tempo

Em jogo tenso, com expulsão do técnico Cláudio Mortari, o Flamengo conquistou sua 20ª vitória consecutiva no Novo Basquete Brasil (NBB) e a vaga na semifinal ao derrotar o Pinheiros por 87 a 84 e fechar a série das quartas de final em 3 a 0 na noite desta terça-feira, no Rio de Janeiro.

/

Classificado para a próxima fase, o Rubro-Negro descansa por uma semana (o próximo jogo é no dia 26) e espera o adversário nas semifinais, que sai do confronto entre Joinville e Limeira.

- Foi um jogo com muita emoção, digno dos playoffs. Não fizemos uma boa partida, pois tivemos altos e baixos. Tem sido assim. Abrimos 20 pontos e, com a mesma facilidade, deixamo encostarem. Precisamos corrigir isso. Mas dou os parabéns ao time pela garra em quadra – disse Marcelinho Machado, cestinha do jogo com 32 pontos.

Além de comemorar a vitória, os jogadores também receberam duas boas notícias: o salário atrasado de março foi pago nesta terça-feira e o de abril deverá ser entregue na próxima semana. Quanto ao ginásio para a possível disputa da série das finais, o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, João Henrique Areias, confirmou que o acordo com a Arena Olímpica já está praticamente fechado. Porém, as semifinais ainda serão realizadas no Tijuca Tênis Clube, palco das quartas de final.

Ansioso para encerrar a série das quartas de final, o Flamengo iniciou a partida forte no ataque, com boas jogadas de garrafão de Hélio e Marcelinho. Mas o primeiro quarto foi equilibrado, e o Pinheiros chegou a passar à frente no placar, com dois pontos, a quatro minutos do fim do período. Então, uma enterrada do pivô Baby, que quase entortou o aro da tabela, empatou a parcial em 14 pontos e abriu a contagem da vantagem flamenguista para seis pontos no primeiro quarto.

No segundo período, o time carioca aproveitou a falha na marcação do Pinheiros e aumentou a diferença para 11 pontos, enquanto a equipe paulista errava passes e arremessos. Porém, um lance mudou o clima do jogo. Na metade do segundo quarto, quando o Pinheiros encostou no placar e ficou a apenas dois pontos, o técnico Cláudio Mortari levou uma falta técnica e entrou em quadra para reclamar com o árbitro Francisco Lima Filho. Com dois lances livres de Hélio e mais uma enterrada de Baby, o Flamengo venceu o primeiro tempo por 42 a 36.

- Eu não sei o que eu fiz para levar essa falta. Estava me dirigindo à minha equipe, não à arbitragem. Inclusive, lembro que estava de costas para a quadra. Mas não importa. O árbitro decidiu o jogo. Honestamente, acho que fomos prejudicados – disse o técnico, após o fim da partida, em entrevista ao SporTV.


Depois de levar a advertência do árbitro, Mortari não se acalmou e, assim que acabou o primeiro tempo, foi atrás dos juízes para exigir explicações, atitude que voltou a tomar quando os dois times retornaram do intervalo. Por isso, Mortari foi expulso do jogo. Mas o treinador não se dirigiu ao vestiário como manda a regra. Ele ficou na entrada do corredor e continuou dando instruções ao filho, Bruno, que era constantemente chamado ao local pelo pai e ao reserva Josuel, que assumiu como técnico do time.

No terceiro quarto, o Flamengo entrou mal em quadra e não conseguiu ditar o ritmo do jogo, como na primeira parcial. O técnico Paulo Chupeta decidiu poupar Marcelinho e viu o Pinheiros passar à frente no placar. Assim, o cestinha do campeonato retornou à partida e o Rubro-Negro voltou a pontuar, abrindo sete pontos de vantagem, com três cestas de Coloneze.

Já no último quarto, o Flamengo manteve 11 pontos de diferença e poderia ter definido a partida, mas sofreu um novo apagão, assim como no jogo desta segunda-feira, e abriu a marcação, deixando Marquinhos anotar nove pontos em arremessos de três. Porém, no fim, dois lances livres de Marcelinho deram a vitória e a vaga na semifinal ao time carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentarios , mostre o seu amor pelo URUBU.