Em meio à euforia pós-vitória sobre o Avaí, os 19 mil tricolores presentes no Maracanã avisaram que "a hora do Flamengo vai chegar". O duelo está marcado para o próximo domingo, às 18h30m (de Brasília). Sem entrar na provocação, o presidente do Rubro-Negro, Delair Dumbrosck, preferiu lembrar um detalhe: o rival não vence o clássico há sete jogos (duas derrotas e cinco empates), ou um ano e sete meses.
- Eles que não ganham há mais de um ano e meio e nós que somos os fregueses? Mas tudo bem. Quero que o Horcades volte a falar, como fez no Estadual - disse o dirigente.
Neste ano, na semifinal da Taça Rio, o presidente do Flu disse que o adversário costumava "tremer" nos duelos decisivos. Em campo, o Fla venceu por 1 a 0, gol de Juan, e seguiu a caminhada até o tricampeonato carioca.
No entanto, apesar do jejum, o Fluminense saiu vitorioso no último encontro. Após empates por 0 a 0 e 1 a 1, o time avançou às oitavas de final da Copa Sul-Americana, e deixou o rival no caminho.
A última vitória aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2008 e veio em grande estilo. Em um Fla-Flu com times quase inteiramente reservas, Thiago Neves fez três gols na goleada por 4 a 1.
Mas passado recente à parte, o clássico de domingo ganhou status de decisão para os objetivos dos rivais no Brasileiro. Em oitavo lugar, o Flamengo está a seis pontos do G-4, enquanto o Tricolor ocupa a lanterna e vê cinco pontos o separarem do fim da zona de rebaixamento.
- Será uma bela festa. Mas como tem pouca farinha, espero que seja apenas para o meu pirão - avisou Delair Dumbrosck.
O jejum tricolor
Flamengo 1 x 0 Fluminense (Brasileiro - 2008)
Fluminense 2 x 2 Flamengo (Brasileiro - 2008)
Flamengo 1 x 1 Fluminense (Carioca - 2009)
Flamengo 1 x 0 Fluminense (Carioca - 2009)
Fluminense 0 x 0 Flamengo (Brasileiro 2009)
Fluminense 0 x 0 Flamengo (Sul-Americana 2009)
Flamengo 1 x 1 Fluminense (Sul-Americana 2009)