sábado, 31 de outubro de 2009

Flamengo pega o Santos, outro 'desinteressado' com sede de vitória


Depois de perder uma invencibilidade de dez jogos e cair para a sexta colocação, o Flamengo tenta se recuperar às 18h30m deste sábado, no Maracanã, diante de um Santos que promete fazer de tudo para ser mais um 'desinteressado' a complicar a vida rubro-negra. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo ambiciona apenas a vaga na Sul-Americana do ano que vem. Para isso, precisa voltar a mostrar força na competição. O time não vence há quatro partidas no Brasileiro.

Rubro-negros tentam esquecer tropeço

Nenhum outro resultado interessa ao Flamengo que no seja a vitória. Após a derrota para o Barueri, na última quarta-feira, o time de Andrade se distanciou do título e até do G-4. Para alcançar pela primeira vez um lugar entre os quatro primeiros colocados, o time precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados em que Cruzeiro, Internacional e Atlético-MG não podem vencer.

Mas o Flamengo tem um reforço importante para continuar sonhando. Petkovic está de volta após cumprir suspensão na última partida. O sérvio recuperou-se das dores na coxa direita e foi confirmado pelo treinador contra o Santos. Um alívio e tanto para o Flamengo, que teve aproveitamento de 70,5% dos pontos disputados com o veterano em campo neste Brasileiro. Sem ele, o número cai para 33%.

- Um jogador com a experiência do Pet sabe correr no momento certo e dosar as energias. Ele dá dinâmica à equipe no momento que deve. Mas ele não tem de fazer tudo, pois a responsabilidade é de todos. Não podemos jogar tudo sobre ele - disse Andrade, que pode contar com quase todo o elenco.

Apenas o volante Kleberson, o zagueiro David e o apoiador Everton não estão à disposição do treinador. Mas os três dificilmente voltam a jogar pelo Flamengo este ano. Ou seja, o time joga com sua força máxima. E ainda será empurrado por sua torcida. Até sexta-feira à noite, foram vendidos quase 54 mil ingressos.


Santos tem problemas na escalação

Se o Flamengo está completo, o Santos entra em campo desfalcado. Um de seus principais jogadores, o atacante Kléber Pereira, será uma das baixas, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo no empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, na quarta.

Em seu lugar, Vanderlei Luxemburgo deve optar pelo garoto André, que entrou bem no clássico contra o São Paulo, vencido pelo Tricolor, no último domingo, por 4 a 3. A diferença fica por conta da experiência. Enquanto o camisa 9 já vestiu a camisa santista 137 vezes, o seu substituto jogou 130 partidas a menos. Ao lado de André, Jean, ex-Flamengo, forma a dupla de ataque.


Outro que não pode ajudar o Peixe na partida será o meia Róbson, também suspenso. No entanto, Luxemburgo terá o resto do elenco completo para a partida. Atento ao atacante Adriano, o zagueiro Adaílton não quer saber de ver seu time ficar apenas na defensiva.

- É uma tarefa dura parar o Flamengo. O Adriano é um grande jogador e cria motivação em quem vai marcá-lo. Não podemos ter medo de fazer gol. Nas últimas rodadas temos crescido, encaixado melhor o jogo, e dessa vez não pode ser diferente.

O lateral-direito George Lucas e o zagueiro Fabão continuam afastados do grupo, no departamento médico.