sábado, 17 de outubro de 2009

Peças-chave: 78% dos gols do Fla no Brasileirão passaram por Adriano ou Pet

O Flamengo vem crescendo de produção no Campeonato Brasileiro e deve muito dos seus 45 gols à dupla Adriano-Petkovic, que participou de 78% dos lances decisivos. São 35 participações de um ou outro nas jogadas que terminaram no fundo da rede dos adversários. Eles estiveram juntos em quatro lances, sendo que, em dois deles, o sérvio deu assistência perfeita para o arremate certeiro do Imperador. Isso ocorreu no primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Sport e no segundo da goleada diante do Coritiba pelo mesmo placar.
Antes mesmo de se apresentar à seleção brasileira para os jogos contra Bolívia e Venezuela, a parceria já vinha sendo exaltada pelo camisa 10 da Gávea.

- O Pet é um jogador experiente, sabe colocar bem a bola, e eu procuro me movimentar para ajudá-lo. Fico mais leve sabendo que ele está no meio-campo para fazer os lançamentos - disse Adriano.Individualmente e até por ter feito a sua estreia na terceira rodada do Brasileirão, Adriano tem uma participação bem maior que a do companheiro. O atacante se fez presente em 58% dos gols desde o início da competição, contabilizando 26 vezes em que se envolveu direta ou indiretamente neste tipo de lance. Não é à toa que o centroavante é artilheiro do campeonato com 15 gols, já deu três assistências e se fez presente em outras oito jogadas decisivas.



- Adriano tem uma importância muito grande para o Flamengo. É um jogador de força, respeito, explosão, competitivo... Nosso entrosamento está melhorando. As primeiras tentativas de entrosar foram há oito anos. Dei alguns passes para ele fazer gol naquela época. Tomara que a gente continue dando certo como já tem dado - afirmou Petkovic.



Se considerarmos todo o campeonato, Petkovic tem participação efetiva em 29% dos lances de gol, contando os seus quatro tentos, as quatro vezes que deu passe direto para um companheiro marcar e mais cinco envolvimentos na armação das jogadas. Mas, para ser justo, a primeira partida em que o meia sérvio teve, de fato, a sua primeira chance foi o empate diante do Náutico, por 1 a 1, em que ele deu o chute, que acabou sobrando para Leo Moura balançar a rede. A partir daí, Pet tem uma participação percentual maior até do que a de Adriano no geral. Dos 22 gols marcados desde então, o apoiador colaborou em 59% das jogadas.

Além dos dois, o terceiro na lista dos que mais participam dos lances de gol é o lateral-direito Leo Moura, com 27% de colaboração e três bolas na rede. Emerson, que deixou a Gávea para voltar ao mundo árabe, esteve envolvido em 24% das jogadas, enquanto Zé Roberto, em franca ascensão no elenco rubro-negro, deu sua contribuição em 20% dos gols da equipe carioca.




Jogador Participação em jogadas de gol %
Adriano 26 participações 58
Petkovic 13 participações 29
Leo Moura 12 participações 27
Emerson 11 participações 24
Zé Roberto 9 participações 20
Juan, Willians 6 participações 13
Kleberson e Ibson
Everton 5 participações 11
Toró e Airton 3 participações 7
Denis Marques, 2 participações 4
Bruno Paulo e Josiel

Fierro,Bruno Mezenga 1 participação 2
Camacho, Rafael Galhardo e Jorbison