
Ávidos por uma vitória para manter vivos seus objetivos dentro do Campeonato Brasileiro, Internacional e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio. O Colorado, que vem de duas derrotas, aposta no seu poderio dentro de casa para superar o adversário carioca e retomar a batalha pelo título da competição. O Rubro-Negro, há quatro jogos sem perder e sem levar gols (três vitórias e um empate), sonha com a vitória em Porto Alegre para continuar com a reação no torneio e alimentar a esperança de brigar por uma vaga no G-4. O Inter é o terceiro colocado com 43 pontos, e o Fla é o oitavo com 37.
Adriano, convocado novamente para a seleção brasileira, é um dos atrativos deste duelo. O Imperador, artilheiro do campeonato com 13 gols, deu um susto após deixar o treino de sexta-feira com dores na coxa direita, mas está confirmado. O atacante foi o grande nome do encontro entre as duas equipes no primeiro turno. No Maracanã, o Fla venceu por 4 a 0, e o jogador marcou três vezes.
Os clubes já se enfrentaram 23 vezes em Porto Alegre pelo Brasileiro. A vantagem é dos gaúchos, que venceram 11 jogos contra apenas três do Flamengo.
Mistério no Colorado
O Inter adotou a tática do mistério para o jogo contra o Flamengo. O técnico Tite fez treino fechado, não deu dicas sobre esquema e escalação e admitiu que está guardando as informações para dificultar a vida do adversário. A ideia é manter a indefinição até minutos antes de a bola rolar.
A grande questão é o sistema a ser adotado. O 4-4-2 é a formatação habitual do Inter. Contra o Universidad de Chile, no meio da semana, Tite testou o 3-5-2 para minimizar os problemas defensivos da equipe. Mas o time foi mal. Assim, seria natural o retorno ao 4-4-2. E para completar, D’Alessandro, com problema no tornozelo direito, não treinou neste sábado e está fora. Com uma opção a menos para a articulação, a tendência é que mais um volante, Glaydson, seja escalado.
Seja qual for o esquema, seja qual for a escalação, o Colorado precisa vencer o Flamengo, sob pena até de deixar a zona de classificação para a Taça Libertadores.
- Eu acredito que nas últimas cinco rodadas vai se definir o título. Estar no topo, encostado nos líderes, é muito importante – disse o técnico Tite.
O Inter admite preocupação especial com Adriano, destaque do duelo do primeiro turno.
- Além do tamanho, ele tem qualidade. Bate bem na bola, cabeceia bem, conclui de perto e de longe. A bola não pode chegar nele. Quando um zagueiro estiver marcando o Adriano, tem que ter uma sobra perto – comentou o zagueiro Fabiano Eller.
No Fla, três candidatos para uma vaga
Satisfeito com o bom desempenho do Fla nas últimas partidas, o técnico Andrade deve manter a base do time que venceu o Coritiba por 3 a 0, na última rodada, e apostar novamente no esquema com dois zagueiros. Ele, no entanto, também não divulgou os titulares. Fierro, David e Lenon brigam por uma vaga. Se Adriano não é problema, o treinador não poderá contar com Denis Marques, que, com um problema na coxa direita, está vetado. O goleiro Bruno e o volante Willians, suspensos, também não poderão atuar.
Quem volta ao time depois de cumprir suspensão é Zé Roberto. Ele está confirmado no ataque. O jogador disse que o Flamengo não pode errar no Beira-Rio se quiser voltar para o Rio de Janeiro com um bom resultado.
- Todos sabem o que precisamos fazer: não podemos errar. Vamos lá para buscar a vitória. Este jogo é muito importante para o Flamengo e seria muito bom tirar pontos do Inter - disse Zé Roberto.
As derrotas do Colorado nas duas últimas partidas do Brasileiro não enganam Andrade. O treinador comentou sobre a qualidade do adversário e disse que o duelo será muito complicado.
- No Brasileiro não tem time fraco, é sempre de igual para igual. O Internacional teve uma queda de rendimento agora, mas daqui a pouco já está brigando em cima de novo. O grupo é muito forte.